A medicina integrativa ganha cada vez mais espaço dentro dos hospitais públicos e privados de todo o Brasil. Felizmente!
Isso é uma ótima notícia, pois essa prática olha para o paciente de forma completa: corpo, mente e emoção.
Qual o objetivo da medicina integrativa?
A proposta da medicina integrativa é a manutenção e promoção da saúde e bem-estar das pessoas, em sua totalidade. Esse é um processo que abrange não somente os aspectos físicos, como os psicológicos e sociais.
É uma ação conjunta entre médicos, paciente e outros profissionais da saúde, com o foco no tratamento e promoção da saúde de forma integral. Com essa prática terapêutica é possível abordar o processo de cura do paciente, além das questões orgânicas e fisiológicas. Essa é uma metodologia que envolve corpo, mente e espírito.
Neste trabalho, profissionais de diferentes áreas da medicina unem suas técnicas da medicina complementar com as práticas convencionais, para encontrar formas de regenerar a saúde física e preservar seu bem-estar mental e desenvolvimento cognitivo.
O objetivo é proporcionar um tratamento humanizado e flexível, de acordo com as necessidades e particularidades de cada paciente. Aliás, é muito mais do que olhar “apenas” para o paciente: nós olhamos para o SER HUMANO.
Isso significa que a medicina tradicional não funciona mais? Não, não é isso! Ela é indispensável para a medicina integrativa.
No entanto, quando podemos adicionar um ou mais tratamentos terapêuticos complementares, os resultados são, comprovadamente, melhores!
Quais são as terapias que complementam o tratamento?
Quero destacar que as terapias complementares são isentas de religião. Assim, separei alguns exemplos para você compreender ainda melhor o que são elas:
- Reeducação alimentar e nutricional;
- Estímulo a atividades físicas;
- Apoio psicológico;
- Meditação;
- Acupuntura;
- Fitoterápicos;
- Florais.
Quais são os principais benefícios da medicina integrativa?
Alivia dores e efeitos colaterais dos remédios
Algumas doenças causam dor, assim como, alguns remédios têm efeitos colaterais. As terapias alternativas ajudam a aliviar essas implicações do tratamento convencional, levando mais conforto e bem-estar para o seu dia a dia.
É mais do que cuidado paliativo
Além de atenuar os desconfortos do tratamento convencional e dos efeitos colaterais dos remédios, as terapias alternativas devem ser entendidas como fortalecedoras do processo de cura. Assim, nós conseguimos aproveitar o melhor de todas as práticas médicas.
Adiciona hábitos saudáveis à vida
A terapia complementar encoraja os hábitos saudáveis, como alimentação mais equilibrada e estímulo a atividades físicas. Por isso dizemos que, embora a necessidade maior seja a cura, a medicina integrativa também adiciona qualidade de vida e bem-estar para você.
Promove um tratamento humanizado
A proposta é olhar para o ser humano de forma integral, unindo os cuidados com corpo, mente e espírito. Então, além de regenerar a saúde física, buscamos preservar a saúde mental, sempre atentos às necessidades e particularidades da pessoa atendida.
Quer saber mais sobre medicina integrativa? Continue acompanhando as minhas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades relacionadas a saúde e bem-estar.