Cuidados com a saúde no verão

Sol, calor, praia, piscina e ar-condicionado: a receita perfeita para o verão!

Por outro lado, o verão também é uma época de riscos de doenças respiratórias, como:

  • rinite;
  • sinusite;
  • gripe;
  • resfriado; e
  • faringite.

Mas veja, eu não sou inimigo do verão! Adoro os benefícios que a estação mais quente do ano traz para a saúde. Só que não podemos nos descuidar, mesmo que esta época lembre “férias”!

Selecionei para você algumas orientações de cuidados simples para adotar neste período. E não se esqueça de redobrar a atenção com as crianças e idosos, cuja imunidade é mais baixa, combinado?

Capriche na hidratação

Para evitar tanto o ressecamento das vias respiratórias quanto a desidratação, é ideal beber, pelo menos, 2 litros de água por dia – a não ser que haja alguma orientação médica específica.

Use umidificador e soro fisiológico

Nos dias mais secos, aposte no umidificador de ar. E todos os dias, limpe e hidrate a mucosa nasal com soro fisiológico. Falei sobre a importância da lavagem nasal em outro post!

Cuidado com o ar-condicionado

O aparelho causa variações desproporcionais de temperatura, reduz a umidade do ar e, se não estiver bem higienizado, pode espalhar microrganismos que provocam doenças respiratórias.

Tenha mais conforto térmico em casa

Se for possível, remova tapetes, carpetes, cortinas e persianas. São peças que deixam o ambiente mais quente e acumulam sujidades e microrganismos causadores de doenças.

Banho frio ajuda a espantar o calor

Banho frio não causa problemas respiratórios! E no verão, ajuda no bem-estar. Crianças e idosos podem sentir desconforto, então, faça um teste antes, apenas diminuindo a temperatura.

O que fazer com água no ouvido?

Se tem água no ouvido, não introduza nada no canal auditivo. Incline a cabeça para o lado entupido e movimente-a para cima e para baixo. Se o incômodo persistir, procure um otorrino.

Ah, e se alguma doença respiratória comum do verão já pegou você ou alguém de sua família, agende uma consulta com um otorrino para não haver sequelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *