Você já ouviu falar do CPAP? Descubra hoje como esse dispositivo pode mudar a qualidade de vida de quem convive com esse distúrbio direta ou indiretamente!
O que é o CPAP?
CPAP é um dispositivo usado para tratar distúrbios respiratórios, como a apneia do sono. O equipamento impede o fechamento das vias aéreas, permitindo o fluxo de ar do nariz e boca até o pulmão. O CPAP ajuda a manter o fluxo natural da respiração durante o sono!
Quem pode usar o CPAP?
Crianças, jovens, adultos e idosos podem se beneficiar do tratamento com o CPAP. Mas é preciso indicação do médico otorrino, assim como, testar outras alternativas antes, como as mudanças nos hábitos de saúde (perder peso, parar de fumar e/ou beber) e o uso de tiras e sprays nasais.
O CPAP incomoda?
Não. No início do tratamento, você pode sentir um desconforto, mas é apenas até o corpo se acostumar. Depois, quando os benefícios começam a aparecer, você já nem perceberá que usa esse equipamento!
Quais são os modelos de CPAP?
Existem 2 modelos, o facial e o nasal. A indicação do modelo é feita pelo médico otorrino, após realizar a polissonografia. A polissonografia é o primeiro exame que fazemos, para identificar se você tem ou não o distúrbio do sono, qual a gravidade e indicar os possíveis tratamentos.
O tratamento com CPAP cura a apneia do sono?
Com mudança de hábitos, tratamento, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia, é possível reduzir os desafios causados pela apneia do sono. O CPAP é um dos mais eficientes tratamentos para devolver a você a qualidade de vida!
Como saber se preciso usar o CPAP?
Agende uma consulta com o médico otorrino de sua confiança.